Lógica de Programação (preview)

Um preview do conteúdo da apostila Lógica de Programação, enviada por Erickson.ferreira
2
SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ……………………………………………………………………………4
1.1  DEFINIÇÃO DE ALGORITMO…………………………………………………………………………………………..4
1.1.1  Algoritmo x Programa ………………………………………………………………………………………..4
1.2  LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ……………………………………………………………………………………4
1.2.1  Tipos de Linguagens de Programação……………………………………………………………………4
1.2.2  Processo de Criação e Execução de um Programa…………………………………………………..5
1.3  CRITÉRIOS DE QUALIDADE DE UM PROGRAMA………………………………………………………………….6
1.4  A LINGUAGEM PASCAL ……………………………………………………………………………………………….7
1.4.1  Histórico ………………………………………………………………………………………………………….7
1.4.2  O Turbo Pascal …………………………………………………………………………………………………7
2  ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM PASCAL…………………………………………………………9
2.1  CABEÇALHO DO PROGRAMA …………………………………………………………………………………………9
2.2  ÁREA DE DECLARAÇÕES………………………………………………………………………………………………9
2.3  CORPO DO PROGRAMA……………………………………………………………………………………………….10
2.4  EXEMPLO DE UM PROGRAMA EM PASCAL ………………………………………………………………………10
3  VARIÁVEIS E CONSTANTES……………………………………………………………………………………12
3.1  IDENTIFICADORES……………………………………………………………………………………………………..12
3.2  PALAVRAS RESERVADAS ……………………………………………………………………………………………12
3.3  COMENTÁRIOS …………………………………………………………………………………………………………13
3.4  TIPOS DE DADOS ………………………………………………………………………………………………………13
3.4.1  Tipos de Dados Inteiros …………………………………………………………………………………….13
3.4.2  Tipos de Dados Reais ……………………………………………………………………………………….14
3.4.3  Tipos de Dados Caracteres ………………………………………………………………………………..14
3.4.4  Tipos Lógicos ………………………………………………………………………………………………….15
3.5  VARIÁVEIS………………………………………………………………………………………………………………15
3.6  CONSTANTES……………………………………………………………………………………………………………15
4  OPERADORES E EXPRESSÕES………………………………………………………………………………..17
4.1  PRIORIDADE DAS OPERAÇÕES ……………………………………………………………………………………..17
4.2  TIPOS DE EXPRESSÕES ……………………………………………………………………………………………….17
4.3  TIPOS DE OPERADORES ………………………………………………………………………………………………18
4.3.1  Operador de Atribuição…………………………………………………………………………………….18
4.3.2  Operadores Aritméticos …………………………………………………………………………………….18
4.3.3  Operador de Concatenação ……………………………………………………………………………….19
4.3.4  Operadores Relacionais…………………………………………………………………………………….20
4.3.5  Operadores Lógicos………………………………………………………………………………………….21
4.4  FUNÇÕES PREDEFINIDAS …………………………………………………………………………………………….22
5  ESTRUTURAS DE DECISÃO …………………………………………………………………………………….24
5.1  A INSTRUÇÃO IF..THEN ………………………………………………………………………………………………24
5.2  A INSTRUÇÃO IF…THEN…ELSE …………………………………………………………………………………….26
6  ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (LOOPS)………………………………………………………………….29
6.1  INSTRUÇÃO FOR ……………………………………………………………………………………………………….29
6.2  INSTRUÇÃO WHILE…DO ……………………………………………………………………………………………..30
6.3  INSTRUÇÃO REPEAT…UNTIL ………………………………………………………………………………………..32
7  VETORES, MATRIZES E REGISTROS………………………………………………………………………35
7.1  VETORES…………………………………………………………………………………………………………………35
7.2  MATRIZES……………………………………………………………………………………………………………….39
7.3  REGISTROS………………………………………………………………………………………………………………43
8  PROCEDURES E FUNCTIONS ………………………………………………………………………………….46
8.1  UTILIZAÇÃO DE UNITS……………………………………………………………………………………………….46   3
8.2  PROCEDURES……………………………………………………………………………………………………………47
8.2.1  Variáveis Globais e Locais…………………………………………………………………………………51
8.3  PARÂMETROS …………………………………………………………………………………………………………..52
8.3.1  Passagem por Valor …………………………………………………………………………………………53
8.3.2  Passagem por Referência…………………………………………………………………………………..54
8.4  FUNCTIONS ……………………………………………………………………………………………………………..55
9  ARQUIVOS……………………………………………………………………………………………………………….58
9.1  DEFINIÇÃO DE UM ARQUIVO ……………………………………………………………………………………….58
9.2  OPERAÇÕES DE UM ARQUIVO………………………………………………………………………………………58
9.3  FORMAS DE ACESSO EM UM ARQUIVO…………………………………………………………………………..59
9.3.1  Acesso Seqüencial…………………………………………………………………………………………….59
9.3.2  Acesso Direto ………………………………………………………………………………………………….60
9.3.3  Acesso Indexado ………………………………………………………………………………………………60
9.4  ARQUIVOS DO TIPO TEXTO …………………………………………………………………………………………60
9.5  ARQUIVOS COM TIPO DEFINIDO …………………………………………………………………………………..61
9.6  ARQUIVO COM TIPO DEFINIDO DE REGISTRO ………………………………………………………………….63

4
1  INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

1.1  Definição de Algoritmo

É a descrição, de forma lógica, dos passos a serem executados no cumprimento
de determinada tarefa.

É a forma pela qual descrevemos soluções de problemas do nosso mundo, afim
de  serem  implementadas utilizando  os  recursos  do mundo computacional. Como  este
possuí  severas  limitações  em  relação  ao nosso  mundo,  exige  que  sejam  impostas
algumas regras básicas na forma de solucionar os problemas para que possamos utilizar
os recursos de hardware e software disponíveis.

1.1.1  Algoritmo x Programa

Um  algoritmo  é  uma  seqüência  lógica  de ações  a  serem  executadas  para  se
executar uma determinada  tarefa. Um programa é a  formalização de um algoritmo em
uma  determinada  linguagem  de  programação,  segundo  suas  regras  de  sintaxe e
semântica, de forma a permitir que o computador possa entender a seqüência de ações.

1.2  Linguagem de Programação

Uma  linguagem  de  programação  é  um  conjunto  de  símbolos  (  comandos,
identificadores,  caracteres  ASCII,  etc. …  )  e  regras  de  sintaxe  que  permitem  a
construção de  sentenças  que  descrevem  de  forma  precisa ações  compreensíveis  e
executáveis para o computador.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO = SÍMBOLOS + REGRAS DE SINTAXE

Uma  linguagem  de  programação  é  uma  notação  formal  para  descrição  de
algoritmos que serão executados por um computador.  Como todas as notações formais,
uma linguagem de programação tem dois componentes: Sintaxe e Semântica.  A sintaxe
consiste  em  um  conjunto  de  regras  formais,  que  especificam  a composição de
programas a partir de letras, dígitos, e outros símbolos.  Por exemplo, regras de sintaxe
podem  especificar  que cada  parênteses  aberto  em  uma expressão  aritmética  deve
corresponder  a  um  parênteses  fechado,  e  que  dois  comandos  quaisquer  devem  ser
separados por um ponto-e-vírgula.  As regras de semântica especificam o “significado”
de qualquer programa, sintaticamente válido, escrito na linguagem.

1.2.1  Tipos de Linguagens de Programação

Existem diversas linguagens de programação, cada uma com suas características
específicas e com níveis de complexidade e objetivos diferentes, como pode ser visto na
tab. 1.1.   5

LINGUAGEM  CARACTERÍSTICAS
Linguagem de Máquina  Única compreendida pelo computador.
Específica de cada computador.
Linguagens de Baixo Nível  Utiliza  mnemônicos  para  representar  instruções
elementares
Ex.: Assembly
Linguagens de Alto Nível  Utiliza  instruções  próximas  da  linguagem  humana  de
forma a facilitar o raciocínio.
Ex.: Uso Científico     : Fortran
Propósito Geral  : Pascal, C, Basic
Uso Comercial   : Cobol, Clipper
Uso específico   : Lisp, Prolog

Para Download dessa Apostila segue o link (Lógica de Programação.pdf)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: